Supermercado em Nonoai aposta no uso de energia solar

Supermercado em Nonoai aposta no uso de energia solar

Supermercado em Nonoai aposta no uso de energia solar

Ao caminhar por um supermercado você já avaliou o tanto de equipamentos elétricos e eletrônicos que estão em funcionamento neste tipo de estabelecimento comercial? Já se perguntou o quanto devam ser altos os gastos com energia elétrica na preservação da temperatura ideal dos alimentos? É óbvio que, quem paga a conta é você, pois os gastos estão embutidos no valor final da venda de cada produto.

Só para iniciar são refrigeradores, freezers, balanças, computadores, e se o local contar com padaria própria, os gastos quase triplicam, com fornos e cilindros elétricos, batedeiras, e por aí vai a lista. Este é o caso do Supermercado Bertuol de Nonoai, estabelecimento considerado o maior do segmento no município, com mais de 30 anos de tradição. Este extenso e dispendioso cálculo levou os proprietários a reverem, pela segunda vez, os gastos com energia elétrica.

A primeira alternativa encontrada, aparentemente mais em conta, foi à compra de um gerador a diesel, utilizado nas horas de pico de consumo, das 18h às 22h. A primeira vista, a ideia funcionou, porém com as últimas altas na conta de luz, a preocupação voltou a rondar. O Supermercado consome em média 30.000 kw/h. Com a eminência de novos reajustes batendo à porta, a gerência resolveu apostar em uma segunda alternativa, tendo iniciado neste ano, um processo de transformação imediato no estabelecimento.

Quatrocentos painéis solares foram instalados na parte superior do prédio que, ligados a 4 inversores, serão responsáveis pela produção de 35% na energia elétrica necessária para o funcionamento da loja. Para reduzir ainda mais o consumo, 750 lâmpadas convencionais foram substituídas por LED. Segundo o gerente da empresa, Paulo Sérgio Voltan, a expectativa com o funcionamento do sistema é grande, afirma o Gerente.

Segundo cálculos da contabilidade o gasto de energia convencional foi 30 % menor. Satisfeitos com o investimento, a previsão é que em alguns anos, todo o sistema de rede elétrica convencional, seja substituído por captação solar, passando a operar em 100% na empresa. O Supermercado Bertuol de Nonoai é o mais novo cliente satisfeito da Sol Sul Energia Solar.

Por Alexandra Bitencourt, jornalista.

DCIM100MEDIADJI_0069.JPG



Posts mais vistos

shares