470 casas com Energia Solar, um número para se orgulhar!

470 casas com Energia Solar, um número para se orgulhar!

470 casas com Energia Solar, um número para se orgulhar!

Imagine-se residindo em um bairro com aproximadamente 500 casas, todas utilizando sistemas de energia solar fotovoltaica. Esse local seria responsável pela preservação de 254.015 árvores e evitaria a emissão de 39.620,5 toneladas de CO2, durante o tempo de vida útil dos equipamentos (cerca de 25 anos). Para simplificar o raciocínio, seria o equivalente a evitar o corte de 6.350 árvores, impedindo a produção de 995,4 toneladas de CO2, no período de 1 ano.

Esse cenário seria totalmente real, se reunidos todos os projetos executados pela empresa Solsul®, desde o início de suas atividades em 2013. A empresa já instalou 1.4 megawatt, 4.475 módulos fotovoltaicos, em franca atividade, em 18 municípios no Alto Uruguai gaúcho. É um reflexo inicial de um cenário futurista, cada vez mais próximo, cuja maioria das cidades brasileiras passará a produzir a própria energia limpa, tendo um papel transformador e revolucionário na diminuição do efeito estufa e desenvolvimento sustentável do planeta.

Agora, imagine-se em uma situação inversa, vivendo num lugar no qual a energia elétrica é escassa ou totalmente inacessível? Pois é! Locais como estes existem e de acordo com relatório da ONU, reúnem cerca de 1,3 bilhões de pessoas em todo o mundo. Dentre os principais motivos que levam a esta realidade estão: a falta de tecnologias, o difícil acesso à civilização e/ou a recursos naturais, como por exemplo, hídrico ou combustíveis fósseis.

Ao fazer uma análise rápida nestas duas situações ambíguas, torna-se inevitável pensar os inúmeros benefícios que a autonomia energética, com sistemas fotovoltaicos, poderia levar às diversas regiões brasileiras. Iniciando pelo desenvolvimento social, acompanhado do acesso à saúde e educação de qualidade, além claro, dos aspectos financeiros e ambientais, independente das variações climáticas, de relevo ou localização. Esta é a solução que a Solsul® traz para seus clientes: a produção de energia limpa, com economia, consciência ambiental e desenvolvimento sustentável.

Por Alexandra Bitencourt, jornalista.



Posts mais vistos

shares